APRESENTAÇÃO

Realizado desde 1989, o INTERISCAS é um evento de carácter desportivo, pedagógico, social e cultural que junta numa só cidade cerca de 400 atletas dos quatro ISCA’s a nível nacional: Aveiro, Coimbra, Porto e Lisboa. O INTERISCAS já não é apenas um mero evento desportivo, mas sim uma tradição entre os vários institutos que se encontra cada vez mais enraizada nos estudantes.

Este evento realiza-se anualmente em rotatividade por cada instituto/cidade, cabendo a este todo o processo de organização. Durante três dias, os alunos/atletas dos vários institutos, apesar de distantes geograficamente, partilham experiências escolares, amizades, convivem entre si e sobretudo partilham de tradições comuns a todos eles e isso une-os e afirma-os como colegas a nível nacional. Outro aspecto muito importante neste evento, baseia-se na competição desportiva em várias modalidades em vertentes masculinas e femininas, com o tão desejado objectivo de vencer a taça MAGNA, símbolo de que os seus atletas conquistaram um maior número de pontos na totalidade das modalidades.

PARTICIPANTES NO EVENTO 

 

 RESUMO HISTÓRICO

Tudo começou em meados dos anos 80, numa iniciativa originária das associações de estudantes do ISCA de Lisboa e do Porto, estes que se defrontaram inicilamente nas modalidades de futebol e voleibol apenas na vertente masculina. Estes encontros prolongaram-se com pouca regularidade até ao ano de 1990, sobretudo devido a restrições logísticas e financeiras. Após uma série de encontros das associações de estudantes no âmbito da famosa ‘luta contra as propinas’, decidiu-se num consenso comum, realizar a primeira edição INTERISCAS, agora sim com a participação dos quatro ISCA’s de Portugal.

Esta decisão originou a Comissão Organizadora do INTERISCAS (COII), a qual implementou um sistema de rotatividade entre as cidades organizadoras do evento. Perante as adversidades financeiras, o evento sofreu uma paragem de dois anos, entre 2002 e 2004. Contudo, foi possível dar continuidade ao evento após sofrer uma reformulação necessária e precisa.

 

Desde então o INTERISCAS realizou-se nas seguintes cidades com os respectivos vencedores:

Com o passar do tempo o evento foi-se complementando, abrangendo ainda mais modalidades desportivas na vertente masculina e feminina. Aquilo que começou como um evento de pequena dimensão que apenas abrangia duas associações em duas modalidades desportivas apenas na vertente masculina terminou. Nos dias de hoje o INTERISCAS é um evento que abranje enumeras modalidas como o andebol, o basquetebol (F/M), o futebol de 11, o futsal (F/M), o voleibol (F/M), bilhar, ténis de mesa , matraquilhos (misto) e ainda uma modalidade surpresa.

 

 

EDIÇÃO

ANO

LOCAL

VENCEDOR

1993 Aveiro AEISCAL
1994 Coimbra AEISCAL
1995 Lisboa AEISCAL
1997 Porto AEISCAP
1998 Aveiro AEISCAP
1999 Coimbra AEISCAP
2000 Lisboa AEISCAP
2001 Porto AEISCAP
2002 Aveiro AEISCAP
10º 2005 Coimbra AEISCAL
11º 2006 Aveiro AEISCAL
12º 2007 Coimbra AEISCAP
13º 2008 Porto AEISCAP
14º 2009 Lisboa AEISCAL
15º 2010 Aveiro AEISCAC
16º 2011 Coimbra AEISCAP
17º 2012 Porto AEISCAP
18º 2013 Lisboa AEISCAL
19º 2014 Aveiro AEISCAL
20º 2015 Coimbra AEISCAC
21º 2016 Porto AEISCAP
22º 2017 Lisboa AEISCAL

 

 MODALIDADES CONSTITUINTES 

 

Futsal ( Feminino e Masculino);
Basquetebol ( Feminino e Masculino);

Voleibol( Feminino e Masculino);
Bilhar( Feminino e Masculino);
Ténis de Mesa( Feminino e Masculino);
Futebol 11 (Masculino).

 

Taças Magna AEISCAL

Taças Magna AEISCAP

Taças Magna AEISCAC

Taças Magna NAE - ISCA